De alguma forma, uma lembrança do cerrado.

Fevereiro 2, 2009

Zakrzówek & Skałki Twardowskiego (2 nova schin e 1 cheetos pra quem pronunciar corretamente).

Fim de semana retrasado resolvi explorar o subúrbio de Kraków.

Eu já havia escutado de um lugar nas redondezas chamado de Zakrzówek, principalmente pela fama de ser um lugar agradável e adequado para andar, nadar, pedalar, fazer piquenique, blá blá enfim, fui mais porque ouvi que haviam pedras e potencial em escalada.

Depois de uma detalhada pesquisa no mapa, descobri que o bondinho que passa aqui perto de casa pára na entrada de um bairro de acesso ao parque Skałki Twardowskiego e ao lago Zakrzówek.

O dia tava nublado, cinzento mas relativamente agradável. Segui uma trilha que dava direto a base das imensas paredes de formação argilosa-ensopada. As paredes de 30 – 40 metros parecem oferecer uma escalada um tanto relaxante, por algumas excessões, a maioria delas se destacam pela ausência de negativos e excesso de pedras escorregadias e soltas que mais parecem massinha. Algumas pessoas enfrentavam o frio e escalavam estilo gelo, com crampons e hammers(mini-picaretas).

Outra característica do parque são suas vastas paredes lisas e baixas, cujas oferecem dezenas de boulders. Bom, fiquei ali imaginando e provavelmente comprarei uma corda e um crash pad em fevereiro para já poder aproveitar os fins de semana mais quentes.

Continuei a caminhada seguindo um caminho estreito e cheguei ao lago. Simplesmente impressionante a enorme cratera inundada no meio do nada. A história desse lago é no mínimo interessante. A pedreira era palco de escavação e extração de pedras, há algum tempo atrás atingiram um lençol freático e de 5 anos pra cá o enorme poço foi inundado. Hoje é um lugar de turismo e prazer para os Cracovianos. Ou não. Seguindo a trilha encontrei uma homenagem a um estudante/artista que em 2005 despencou de bicicleta de uma altura de 30m sobre as rochas.

Espero, em muito breve, poder desfrutar mais do lugar.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: